Quarta às 15h
Quinta às 7h e 19h
Sexta às 15h
Sábado às 19h
Domingo às 7h, 9h30 e 18h
Fundada em 1740 pelo Bispo do Rio de Janeiro, D. Antonio de Guadalupe, é uma das Paróquias mais antigas do Estado de São Paulo. É a 2ª Igreja do Brasil dedicada a Imaculada Conceição. A Igreja Matriz erguida por volta de 1650 ainda conserva as paredes de "taipa de pilão", modelo "barroco colonial jesuítico", comum nas construções do Século XVII.
O local de sua construção foi o ponto de origem da cidade de Mogi Guaçu, no entanto, nada se sabe sobre sua construção ou seus construtores.
A Diocese de São João da Boa Vista, criada em 1960, e desmembrada da Arquidiocese de Ribeirão Preto teve D. Davi Picão como seu primeiro Bispo diocesano. Era uma época de poucas facilidades, porém D. Davi, com grande ânimo, organizou as equipes de pastoral na recém criada Diocese. Começavam também os preparativos para o Concílio Vaticano II. Nesta ocasião, D. Davi fez com que a imagem do Coração Imaculada de Maria percorresse todas as paróquias da Diocese realizando o ato de Consagração ao Coração de Maria. Com a transferência de D. Davi Picão para a Diocese de Santos, D. Tomás Vaquero, do clero diocesano de Campinas, foi nomeado como nosso segundo bispo Diocesano em 1963. Em pleno Concílio Vaticano II, a ele coube a tarefa de fazer chegar às paróquias as orientações do concílio bem como as decisões e projetos pastorais das memoráveis conferências de Medellin e Puebla sem negligenciar os planos que a CNBB sugeria. Foram realizadas as Assembléias Diocesanas de pastoral visando adequar às diretrizes de nossa Conferência Episcopal. Durante vinte e oito anos pastoreou a nossa Diocese preocupando-se sobretudo com as vocações sacerdotais e religiosas, construiu o Seminário Coração de Maria, nosso seminário maior. Seu incentivo vocacional é sentido até os dias de hoje.
Completados os setenta e cinco anos, D. Tomás apresentou sua renúncia ao governo pastoral da Diocese, e, em janeiro de 1991, o santo Padre João Paulo II nomeou o terceiro Bispo de São João da Boa Vista. D. Dadeus Grings. Homem de grande erudição e autor de vários livros, chegando do sul se adaptou entre nós. Preparou a Diocese para a celebração do Jubileu do ano 2000 com a realização do primeiro Sínodo Diocesano; incentivou a formação dos cristãos leigos e leigas; favoreceu a dimensão missionária e a missão própria dos Diáconos permanentes e das Diaconias.
Em abril do ano de 2.000, D. Dadeus foi transferido para Porto Alegre como Arcebispo coadjutor acumulando a responsabilidade de Administrador Diocesano de São João da Boa Vista. Nesse ano concluiu o Sínodo Diocesano e as celebrações do ano santo jubilar.
Em 7 de fevereiro de 2.001, D. David Dias Pimentel foi nomeado nosso quarto Bispo Diocesano. nós o aguardamos e o recebemos com muita alegria e, com o salmista aclamamos “Bendito aquele que vem em nome do Senhor”. Seu lema de episcopado – “Ministrare” -, nos permite afirmar que seu desejo é servir como Cristo, o Bom Pastor que não quis ser servido e deu a vida por todos.
Ao longo desses 42 anos temos muito que agradecer, as forças vivas, as vocações religiosas, missionárias, os sacerdotes e bispos que nossa Diocese ofereceu. Há muito que corrigir e pedir perdão. Mas há ainda um longo caminho a percorrer.
Que à semelhança de Cristo, estejamos unidos na caridade para testemunhar o Senhor, que é o mesmo ontem, hoje e sempre.
Pe. João Paulo Ferreira Lelo
É a pastoral que elabora, monta e corrige o Jornal Boa Nova. de onde obtemos as informações dos acontecimentos na Paróquia. Possui a Rádio Mundo Melhor FM.
A natureza do Caminho Neocatecumenal é definida por S.S. João Paulo II, quando escreve: “Reconheço o Caminho Neocatecumenal como um itinerário de formação católica, válida para a sociedade e para os tempos de h...
Visa a integração e participação da família com a sua comunidade. Procura levar os casais a enfrentarem suas dificuldades matrimoniais de maneira cristã e com fé, conscientizando cada membro que a família é uma...
Visa dar assistência aos doentes, fazendo visitas e ás vezes ajudando no cuidado para com os mesmos. Ex.: Banho, curativos, remédios e outros.
Auxiliam o sacerdote no altar, entregando a comunhão aos fies. Levam Também duas vezes ao mês a comunhão para os doentes na suas residências.
É formada por homens e mulheres que cultiva as virtudes marianas, visitando os doentes, irmãos idosos e entre outras visitas que são realizadas próximo das famílias.
Organiza as capelas da Mãe Rainha que passa pelas casas de muitas famílias levando o amor, a paz e unidade. A missa dedicada à devoção da Mãe Rainha acontece todo 3º domingo de cada mês.
Tem como objetivo específico a evangelização através da música, levando assim as pessoas a buscar uma maior experiência com Deus. Em nossa Paróquia temos dois corais infanto juvenil, formado por crianças da cat...
Preparam os catequizandos para auxiliar o sacerdote no altar. É desta pastoral que surge as vocações sacerdotais.
Visa o trabalho de conscientização sobre o Dízimo e a importância da contribuição junto à comunidade paroquial. O Dízimo é a melhor ferramenta de evangelização dentro da paróquia.
Trabalha na Evangelização de crianças, jovens e adultos, preparando-os para o sacramento da penitência, 1ª Eucaristia e Crisma. Integra-os na comunidade juntamente com a família. Os pais são os primeiros catequ...
Visa à preparação dos Pais e Padrinhos junto aos seus filhos e afilhados, assumindo a vida cristã como compromisso de ser Igreja e não apenas meros participantes.
Tem por objetivo vivenciar a espiritualidade de do Sagrado Coração de Jesus, através da oração e reuniões mensais no Salão Paroquial; também é celebrada a adoração do Santíssimo Sacramento seguida de Missa mens...