Quem tem ouvidos… 15º Domingo no A

Quem tem ouvidos… 15º Domingo no A

Ainda parece ecoar nos nossos ouvidos a voz de Jesus bendizendo ao Pai por revelar os mistérios do Reino aos pequenos aos simples, aos que têm coração puro.

Neste domingo a Palavra de Deus nos recorda seu amor para cada um de nós; nosso Deus tem uma boa memória pois jamais se esquece de nós. Em nossos dias fazemos a experiência do povo exilado, longe de casa e se sentindo abandonado. O profeta Isaías recorda o carinho extremo de Deus sempre presente na vida de seus filhos. Sua Palavra, como a chuva, realiza a sua missão no meio de nós; renova a nossa esperança, devolve-nos o ânimo e restaura a nossa alegria. “Os sofrimentos do tempo presente, não se comparam com a glória que o Pai reserva aos que Ele ama”! Lembra-nos são Paulo.

Em nossos dias, como no tempo de Jesus, há uma surdez proposital, por meio da qual as pessoas rejeitam escutar a santa Palavra de Deus para depois dizer que não adianta nada rezar, pois não vêem sinais nem resultados de sua ação no mundo. Pior cego é o que teima em não enxergar!

O Evangelizador, Semeador vai levando as sementes, as boas notícias do amor e as sementes caem em diversos terrenos; conforme a semente é acolhida ela produz fruto ou nada produz. Os sabidos, entendidos não compreendem Jesus, tem ouvido e coração fechados ao que Ele diz. Aos discípulos, porém, Jesus explica a Palavra, pois a eles, os pequeninos, foi dado “conhecer os mistérios do Reino”

Os que desprezam Jesus e sua Palavra são os inteligentes, sabidos, os orgulhosos que olham mas não enxergam, ouvem mas não escutam… neste tipo de gente a Palavra-Jesus não produz; são pessoas superficiais que se preocupam com suas riquezas, não têm tempo para Deus nem para os irmãos; pensam que religião, oração e Igreja é perda de tempo; são os que fazem da religião um negócio. Não escutam, não acolhem a Palavra ou filtram o que a Palavra ensina, não se convertem, não se salvam… seus interesses não são os interesses de Deus, são materialistas, moralistas; neste tipo de gente a Palavra de Deus não cria raízes.

Todavia, a Palavra de Deus é semeada em nós e produz conforme a nossa disponibilidade. Os dons de Deus nos são dados sem medida, porém, cada pessoa acolhe conforme o espaço disponível em seu coração.

“Quem tem ouvidos ouça”, ou seja, se a Palavra de Deus não passar pelos nossos ouvidos e não atingir o nosso coração, não nos transforma a vida nem a realidade. Feliz é quem acolhe a Palavra, deixa-a penetrar em seu íntimo, deixa-a criar raízes para assim frutificar apesar das dificuldades que uma planta enfrenta e sabe do cuidado e do carinho do agricultor.

A Palavra de Deus é semeada em nós. Precisamos ficar atentos, tomar cuidado com as pragas atuais do desânimo, pessimismo, materialismo, falta de amor que fecham ouvido e coração dos que escutam Jesus. É preciso escutar, acolher, testemunhar e frutificar.

Nem todo aquele que me diz Senhor! Senhor! Entrará no reino do céu”(cf. Mt 7,21)

“Ao homem cabe semear; Deus se encarrega do crescimento”. (Sto. Atanásio de Alexandria)

Pe. João Paulo F.Ielo

Comentários