E transfigurou-se…

E transfigurou-se…

Jesus toma consigo os três discípulos mais chegados e vai ao monte que, segundo a Bíblia, é lugar da manifestação de Deus, e diante deles e na companhia de Elias e Moisés, se transfigura.
Moisés e Elias, duas das mais importantes figuras do Antigo Testamento falam com Jesus sobre a sua passagem, a sua Páscoa. No monte da Transfiguração conversam sobre a des-figuração a ocorrer no outro monte, o Calvário.
O profeta Daniel, em sua visão, antevê o juízo final, vê o Filho do Homem, aquele que vai julgar os vivos e os mortos, aquele a quem todos devem adorar! O Filho do Homem, o Messias, é Jesus, aquele em quem se cumpre toda Profecia e coloca em prática, isto é, cumpre a Lei. E é por Ele, somente por meio d’Ele que temos acesso ao Pai. E a ordem do Pai dada a nós é uma só:- “Escutai o meu Filho amado”!
No alto do Tabor, os apóstolos se assustam, se espantam, mas escutam “Este é o meu Filho amado, escutem-no!” Queriam fazer três tendas, ficar ali, que maravilha… O cristianismo não é comodismo, mas “Igreja em saída”; é ir ao encontro das pessoas para que também elas se deixem encontrar pelo Filho Amado do Pai e escutem a sua Palavra salvadora. Os três discípulos caíram com o rosto por terra, ficaram com medo de quem não precisam ter medo. E Jesus os alivia:- “levantai-vos, não tenhais medo”!
Hoje o Pai nos adverte e nos manda “ouvir o seu Filho amado”! Jesus rejeita a tenda provisória e nos convida a nos desacomodar e ir anunciar a noticia boa da salvação.
É preciso “escutar” o Filho amado do Pai! Parece que a nossa geração ensurdeceu; escutamos muitos sons, muito ruído, muito barulho e não damos a mínima para quem nos oferece a alegria e a salvação.
Escutemos mais a Jesus, o Filho amado do Pai. Assim nós nos transfiguramos e o mundo à nossa volta também se transfigurará.

Mons. João Paulo Ferreira Ielo

Comentários